4 dicas para divulgar sua empresa nas redes sociais

As pessoas não vivem mais sem as redes sociais, e como o seu negócio é feito para pessoas, ficar fora delas é perder uma oportunidade incomparável de se relacionar com seus clientes e impulsionar suas vendas.

De acordo com um estudo realizado pela comScore, em 2015, os brasileiros gastam 650 horas por mês nas redes sociais e são os líderes mundiais em ficar vagando por elas. Mas antes de criar os perfis e cair no mundo das redes, veja essas principais dicas para fazer da sua marca um destaque social:

1 - Defina a melhor rede social

Imagine que você tem um escritório de advocacia. Parece não ser tão adequado gastar o seu tempo de social media no Instagram, pois é uma rede com apelo extremamente visual, não é mesmo? No entanto, se for dono de uma loja de roupas ou agência de turismo a rede parece ser uma boa ideia para fazer uma campanha. Portanto, a primeira dica é que você precisa entender qual das redes sociais se relacionam com sua empresa e que é o canal mais adequado para se comunicar com o seu público.

Entre as redes mais conhecidas, temos o LinkedIn que é mais profissional, onde você pode criar grupos de discussão e conseguir recomendações; o Facebook com característica mais pessoal que prega a interação entre amigos e compartilhamento de momentos, permitindo a criação de fanpages e grupos com campanhas em tom mais descontraído; o dito Instagram que tem o apelo totalmente visual; o Snapchat que permite o compartilhamento de vídeo curtos; o Twitter que tem como característica ser um microblog para compartilhar opiniões, pensamentos e citações em até 140 caracteres; além de muitas outras para incluir no seu plano de Marketing.

2 - Faça o planejamento

Veja a rede social como uma revista eletrônica que sempre tem conteúdo pontualmente. Faça uma programação de quantas vezes por dia ou por semana, dependendo do seu negócio e da rede, serão feitas as suas postagens. Mas cuidado para não ser repetitivo ou fazer postagens em excesso! Entenda o "fluxo" de cada rede: facebook, twitter e instagram pode ser adequado fazer 2 posts por dia, enquanto no LinkeIn seria pertinente 2 posts por semana.

3 - Fale menos de você mesmo

Ninguém vai seguir sua empresa nas redes para ficar toda hora lendo o quanto você é bom naquilo que faz ou para saber o tempo que atua no mercado. Você pode mostrar o quanto é bom de uma outra maneira: utilizando o seu conhecimento para gerar conteúdo agrega a vida das pessoas. Tem uma loja de roupas? Dê dicas de moda utilizando suas roupas. Faça as pessoas terem interesse em sua mensagem e perceberem o quanto você pode ser relevante no dia-a-dia.

Uma pesquisa realizada pela Fleishman Hilard em conjunto com a Harris Interactive aponta que 79% das pessoas segue a marca para obter informações relevantes em vez de descontos e promoções, e 73% para obter informações exclusivas. Portanto, tenha em mente que você pode ser um agregador de valor. Descontos e promoções estão liberados, mas com cautela e não com muita frequência!

4 - Relacione-se

A própria denominação já diz, são redes sociais. Utilize-as para relacionar-se com seus clientes. Faça parte da conversa, monitore o que estão falando de sua empresa e responda com personalização para não parecer um spam. Na mesma pesquisa já citada realizada por Fleishman Hilard em conjunto com a Harris Interactive pode-se entender que 69% das pessoas segue uma marca para obter respostas positivas. Portanto, aproveite a oportunidade para criar uma aproximação e até para apaziguar relatos de clientes insatisfeitos.