Para que serve o Marketing?

Para entender o que é Marketing, pense consigo mesmo: por que existem produtos e serviços?

O ser humano possui necessidades. A cada momento de nosso dia, estamos consumindo produtos e serviços: desde o café da manhã que tomamos, do tênis especial que colocamos para correr, dos produtos de higiene, da roupa que utilizamos para sair, até o travesseiro que repousamos ao final de um longo dia. Quando você para para refletir sobre essa questão, não é exagero dizer que praticamente respiramos produtos e serviços. E o Marketing está aí para isso: ele está presente como o planejamento de um conjunto de práticas que identificam e satisfazem as necessidades de um mercado-alvo, através de produtos e serviços ofertados por empresas, gerando o lucro para estas e a satisfação das necessidades do público, como uma troca.

"Poxa, parece simples. Então eu já faço Marketing na minha empresa todos os dias com os meus negócios"- você pode pensar. Bom, mais ou menos. Vamos entender o porquê.

Se formos pensar o Marketing como mero identificador de necessidades que satisfazem as pessoas, ele sempre existiu, desde quando o homem surgiu. Porém, por volta de 1900, com os frutos da produção em larga escala da Revolução Industrial, os negócios de diversos setores começaram a crescer e a concorrência ficou acirrada. Os anos vão se passando e, cada vez mais, os consumidores são encurralados por muitas opções que atendem às suas necessidades, o que foi gerando uma certa comodidade para as pessoas, mas mais trabalho para os empresários. Atender às necessidades das pessoas ficava cada vez mais complexo, mudando a máxima de que a clientela vai até o estabelecimento para a nova realidade da necessidade de correr atrás de clientes . Assim, entendeu-se que uma nova área precisava ser estudada e especialistas iniciaram a criação de teorias de como atrair a clientela em meio ao crescente mercado - e aí o Marketing nasce como uma ciência.

Essa ciência se baseia em variáveis, os conhecidos 4 Ps - ou Mix de Marketing - que norteiam as ações a serem tomadas:

Preço: literalmente quanto vale o seu produto ou serviço. Ele depende de fatores como custos, valor agregado, concorrência e engloba condições e período de pagamento,

Praça: onde o cliente pode encontrar seu produto. A internet mudou a forma como esse P era visto pelos especialistas.

Produto: refere-se às características do produto. Assim, entende-se a quem e para qual finalidade esse produto pode ser negociado.

Promoção: engloba a comunicação, a publicidade e propaganda e, enfim, as estratégias de divulgação para atrair os clientes. Nesta área, é importante o auxílio de especialistas, pois é a área responsável pela comunicação de seus negócios com o mercado-alvo.

Além desses Ps, recentemente foram surgindo outros, como o de Paixão (o que transforma as pessoas em completos admiradores da marca).

Como o mercado nunca para se crescer, o Marketing tradicional ganhou diversas vertentes, que a cada momento, com o avanço e mudanças em áreas tecnológicas, econômicas e comportamentais, se fortificam, se reformulam e até impulsionam a criação de novas, tais como: Marketing Digital, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Exclusividade, Marketing de Incentivo, Endomarketing, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Remarketing, Marketing Direto, Marketing Indireto, Marketing de Conteúdo, Marketing Promocional, Live Marketing, Marketing de Guerrilha e muitos outros Marketings que um bom especialista compreende e sabe utilizá-los em prol de seus negócios.

O profissional de Marketing relaciona esses Ps às diversas vertentes, para criar estratégias coordenadas em um plano de marketing ideal. Estratégias efetivas são aquelas que refletem a melhor proposta de valor para os consumidores e atraem um mercado-alvo definido. Esse especialista sabe como agir conforme cada cenário, levando sempre em consideração o seu público-alvo, e entende que as variáveis do Mix de Marketing se relacionam e se afetam entre si; por exemplo, quando uma empresa decide que a sua base competitiva é o preço, todas as outras variáveis, bem como as vertentes de Marketing escolhidas, vão dar suporte a ações cuja a característica preço é agressiva.

Fale com seu especialista. Ele certamente o ajudará a traçar os seus 4 Ps de maneira eficaz e fará um bom plano de Marketing.